terça-feira, 5 de abril de 2011

PROGRAMA ALFABETIZANDO NA HORA CERTA ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS/2011


O Programa ALFABETIZANDO NA HORA CERTA baseia-se nas orientações do Ministério da Educação para educação de crianças de 6 (seis) anos, inseridas no 1º ano do Ensino Fundamental, levando em consideração a continuidade das políticas públicas realizadas na Educação Infantil,  visando à formação do cidadão crítico e leitor.
             Foi criado levando em consideração a necessidade de conhecimento da fase de desenvolvimento da criança na qual serão trabalhados os conteúdos curriculares propostos, a metodologia a ser empregado, o planejamento exigido, a ambientação, as atividades pedagógicas necessárias e o mecanismo de avaliação requerido.
            Sendo a alfabetização um processo complexo, é importante ressaltar que os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem assegurar a alfabetização e o letramento para que haja a continuidade da aprendizagem. Atendendo as necessidades dos alunos e voltado para a preocupação das escolas, o Programa Alfabetizando na Hora Certa, a partir do ano de 2011, vai abranger também, os 2º e o 3º Anos do Ensino Fundamental assegurando o desenvolvimento das diversas formas de expressão, bem como atendendo as disciplinas do currículo.
O Programa tem o objetivo de subsidiar a prática pedagógica das escolas da rede municipal de ensino, criando ações direcionadas ao atendimento das necessidades peculiares ao processo de ensino-aprendizagem da alfabetização, possibilitando mudanças nas práticas pedagógicas na tentativa de minimizar os índices de analfabetismo na rede.

DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

           É indispensável que a comunidade escolar trabalhe coletivamente para que a aprendizagem tenha bons resultados. Algumas orientações são importantes, a saber:
  1. GESTORES:
  • Conhecer o Programa para divulgá-lo à comunidade escolar e acompanhar o desenvolvimento das atividades referentes ao mesmo.
  •  Viabilizar suporte técnico e logístico para o desenvolvimento das ações relacionadas ao Programa.
  •  Participar das reuniões e demais ações do Programa realizadas pela Secretaria.
  •  Favorecer a participação dos professores e pedagogos nas formações continuadas oferecidas pela DDPM e demais eventos realizados pela Secretaria;
  •  Acolher os bolsistas da UFAM, bem como divulgar aos professores e pedagogos a função dos mesmos como uma das ações do Programa, contribuindo para a melhoria da aprendizagem;
  •  Criar estratégias em conjunto com a equipe escolar, para estimular a participação e o compromisso de todos os pais e responsáveis no processo de alfabetização das crianças;
  1. PEDAGOGOS/ APOIOS PEDAGÓGICOS
  • Conhecer o Programa, bem como o GUIA DO ALFABETIZADOR a fim de orientar os professores quanto à elaboração do planejamento e acompanhar a execução do mesmo;
  • Utilizar a Proposta Pedagógica visando subsidiar a elaboração do planejamento ou sempre que se fizer necessário;
  • Definir em conjunto com os professores alfabetizadores a concepção de alfabetização que a escola adotará, assumindo o compromisso que todos trabalharão nessa perspectiva.
  • Realizar momentos de estudo a respeito do GUIA DO ALFABETIZADOR, das Orientações para a Inclusão da Criança de seis anos de idade, contidas no livro ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – MEC, assim como, outros temas relacionados ao processo de alfabetização;
  •  Estimular, apoiar e auxiliar os professores quanto à criação do cantinho da leitura proporcionando um ambiente alfabetizador;
  • Participar e estimular a participação dos docentes nas formações continuadas oferecidas pela DDPM, bem como nos seminários, fóruns, mostras culturais e científicas oferecidas pela Secretaria.
  • Avaliar em conjunto com a equipe docente os resultados e desempenhos da aprendizagem de cada aluno;
  • Criar estratégias de intervenção pedagógica auxiliando os professores na execução das atividades para as crianças com dificuldades de aprendizagem;
  1. PROFESSORES
  • Conhecer o Programa, bem como o GUIA DO ALFABETIZADOR para facilitar a aplicação do mesmo, contribuindo para a melhoria de suas práticas pedagógicas;
  • Organizar a sala de aula de modo a proporcionar um ambiente alfabetizador a fim de promover a aprendizagem dos alunos, levando-os a conviver com diversas situações de leitura e escrita.
  • Conhecer o nível de desenvolvimento de aprendizagem, as experiências, as condições e as necessidades dos alunos a fim de elaborar o planejamento de forma a atender essas especificidades;
  • Utilizar materiais ricos em cultura escrita como jornais, revistas, livros, gibis, rótulos, cartazes, palavras cruzadas, alfabeto móvel, jogos de palavras, entre outros para a construção do conhecimento sobre a leitura e a línguagem escrita e oral;
  • Estimular a leitura utilizando a diversidades dos textos: contos, fábulas, lendas, parlendas, literatura infantil, histórias em quadrinhos, músicas, trava línguas, anedotas, receitas, poesias e etc...
  • Incentivar a produção de textos oportunizando aos alunos a elaborarem seu próprio livro de histórias tornando-se escritores mirins, de acordo com o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social;
  • Participar das formações oferecidas pela DDPM/ GTE, dos encontros e reuniões realizados pela DRE, bem como dos eventos organizados pela Secretaria.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PROGRAMA ALFABETIZANDO NA HORA CERTA

No dia 10/08/2010  concretizamos mais uma ação do PROGRAMA ALFABETIZANDO NA HORA CERTA, com o lançamento do nosso BLOG. Este espaço foi criado como objetivo de socializar as ações do programa, bem como, estabelecer um contato maior com os professores do 1º ano da rede municpal de ensino, fazendo com que possam participar de modo mais efetivo do programa, através da socialização  tanto de experiências exitosas, quanto das dificuldades encontradas, para que juntos possamos encontrar o cmainho para que realmento nossas crianças sejam ALFABETIZADAS NA HORA CERTA.